Créditos da imagem: David Pierce
Treze anos após seu lançamento, o Google Glass é revisitado no podcast Version History, que analisa o legado do dispositivo que popularizou, para o bem e para o mal, o conceito de óculos inteligentes. O produto gerou entusiasmo sobre novas formas de interação computacional sem telas, mas simultaneamente despertou um medo generalizado sobre um mundo repleto de câmeras faciais invasivas – cunhando o termo “Glassholes”.
O episódio de Version History com David Pierce, Victoria Song e David Imel rastreia a jornada do Glass:
- Início: Em um laboratório secreto da Google em Mountain View.
- Impacto: Rápido impacto cultural, mas seguido por uma reação imediata e negativa do público em relação à privacidade.
- Legado: Embora sua versão para o consumidor tenha morrido rapidamente, o Google Glass nunca desapareceu completamente e já está de volta, indicando que a visão dos óculos inteligentes como wearables ainda persiste.
A análise busca responder à questão fundamental: Qual é o futuro mais provável — o da visão tecnológica do Glass ou o da reação negativa dos “Glassholes”? E é possível ter um sem o outro?
Quer saber mais detalhes sobre a reação cultural inicial ao Google Glass e como a sua versão empresarial (Enterprise Edition) continuou em uso após a morte da versão para o consumidor?
Ouça o novo episódio da segunda temporada de Version History em The Verge e confira a história completa do Google Glass!








