Imagem: Amelia Holowaty Krales / The Verge
O Serviço Secreto dos EUA anunciou que desmantelou uma rede de dispositivos de comunicação usada para fazer ameaças de assassinato contra autoridades americanas e para comunicações anônimas.
A rede, que operava a até 35 milhas da Assembleia Geral da ONU em Nova York, tinha o potencial de desativar torres de celular e as comunicações de emergência na cidade. A investigação, que começou na primavera, descobriu mais de 300 servidores e 100.000 cartões SIM em cinco locais, mostrando um sistema “bem organizado e bem financiado”.
Este incidente destaca um novo tipo de risco de segurança, onde dispositivos físicos são usados para perturbar infraestruturas de comunicação críticas. Segundo especialistas, o sistema também poderia ter sido usado para escutas telefônicas.
Embora o Serviço Secreto ainda esteja investigando a intenção por trás da operação, a sua capacidade de processar 30 milhões de mensagens de texto por minuto e sua localização próxima à Assembleia Geral da ONU sugerem uma ameaça sofisticada e séria. As autoridades confirmaram que a rede não representa mais um risco para a área de Nova York.
Para saber todos os detalhes da investigação, incluindo a declaração do chefe do Serviço Secreto de Nova York, leia a matéria completa no The Verge.