Imagem: Sean Hollister / The Verge
A Nvidia confirmou que seu “supercomputador pessoal de IA“, o DGX Spark (anteriormente chamado de Digits), estará disponível para venda a partir de quarta-feira, 15 de outubro, com um preço de US$ 3.999. A máquina é descrita pela Nvidia como “o menor supercomputador de IA do mundo”, sendo pequena o suficiente para caber em um desktop e funcionar com uma tomada elétrica padrão.
O DGX Spark visa democratizar o acesso à IA, oferecendo um desempenho que antes exigia acesso a data centers caros. Ele é equipado com o Superchip GB10 Grace Blackwell da Nvidia, 128 GB de memória unificada e até 4 TB de armazenamento SSD NVMe.
Sua capacidade de processamento atinge um petaflop de desempenho de IA, permitindo que pesquisadores, cientistas de dados e estudantes trabalhem com modelos de IA com até 200 bilhões de parâmetros. Além do modelo próprio da Nvidia, grandes fabricantes como Acer, Asus, Dell, HP e Lenovo estão lançando suas próprias versões personalizadas do Spark.
Para saber mais sobre o DGX Spark da Nvidia e as especificações de desempenho deste “supercomputador” de mesa, confira a matéria no The Verge.