Imagem: Meta
O Instagram lançou um novo recurso de mapa que permite aos usuários compartilhar sua localização em tempo real com amigos. A novidade gerou reações mistas, com alguns usuários preocupados com as implicações de privacidade e o risco de perseguição ou doxing, enquanto o Instagram e a Meta afirmam que o recurso é opcional e foi criado para que os usuários possam descobrir conteúdo com base na localização. O chefe do Instagram, Adam Mosseri, esclareceu que apenas o conteúdo com marcação de localização aparece no mapa, não a localização ao vivo do usuário, a menos que ele explicitamente opte por compartilhar.
A introdução desse recurso destaca uma tensão contínua entre a inovação social e a privacidade do usuário. Embora a intenção seja oferecer uma forma envolvente de explorar o conteúdo, a recepção crítica inicial sugere que a Meta ainda tem trabalho a fazer para construir a confiança do usuário. Este episódio reflete a crescente preocupação do público com o rastreamento de dados, colocando pressão nas plataformas para comunicar de forma mais transparente como os recursos de localização funcionam e garantir que os usuários tenham controle total sobre suas informações.
Para entender completamente como desativar o novo mapa do Instagram e as reações em torno do lançamento, leia o artigo completo no The Verge.