Imagem: Ferrari
A Ferrari levantou o capô da tecnologia que irá alimentar seu tão esperado primeiro veículo elétrico, provisoriamente chamado de “Elettrica”. Embora o veículo final não tenha sido revelado (o lançamento está previsto para o próximo ano), a montadora italiana mostrou o chassi e o trem de força do EV, confirmando especificações impressionantes: até 1.000 cavalos de potência no modo boost, velocidade máxima de 300 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos.
O carro, que será o primeiro de quatro portas da marca e custará pelo menos € 500.000, terá mais em comum com o SUV Purosangue.
Um dos aspectos mais inovadores do novo Ferrari EV é seu sistema de som: em vez de simular o ruído do motor, o carro usará um acelerômetro para capturar as vibrações reais do trem de força elétrico e amplificá-las por meio de um “algoritmo proprietário”.
Outras tecnologias incluem motores elétricos independentes, direção nas rodas traseiras e um sistema de suspensão ativa que elimina a barra estabilizadora. A bateria de 122 kWh, montada pela própria Ferrari e integrada ao piso do veículo, terá arquitetura de 800 volts, permitindo carregamento rápido de até 350 kW.
Para saber mais detalhes sobre o design do chassi, a bateria de 15 módulos e a arquitetura de 800 volts do EV da Ferrari, confira a matéria completa no The Verge.