Imagem: Alex Castro / The Verge
O Discord confirmou um incidente de segurança que envolveu um provedor terceirizado de atendimento ao cliente, e não seus próprios sistemas, como o motivo de um vazamento de dados.
A empresa esclareceu que, globalmente, aproximadamente 70.000 usuários podem ter tido fotos de suas identificações governamentais expostas. Esses documentos eram usados pelo fornecedor para analisar apelações relacionadas à idade. Em resposta, o Discord encerrou imediatamente o trabalho com o fornecedor comprometido e protegeu os sistemas afetados.
A empresa também usou o comunicado para desmentir alegações de que o número de afetados seria maior, afirmando que os dados inflacionados fazem parte de uma tentativa de extorsão. O Discord declarou que não irá recompensar os responsáveis e que já contatou todos os usuários afetados.
O incidente, envolvendo um dado altamente sensível como a identificação governamental, levanta sérias preocupações de privacidade, e a empresa afirma estar trabalhando em estreita colaboração com autoridades policiais e especialistas em segurança.
Para ler a declaração completa do Discord sobre o vazamento e as medidas tomadas após a quebra de segurança do fornecedor, confira a matéria no The Verge.