Imagem: Apple
A Apple revelou o novo MacBook Pro de 14 polegadas equipado com o Chip M5, marcando o que a empresa chama de “próximo grande salto em IA para o Mac”. O novo modelo promete maior velocidade e potência, com o mesmo preço inicial.
Destaques de Desempenho (Chip M5):
- IA (Inteligência Artificial): A GPU de 10 núcleos com Neural Accelerator em cada núcleo proporciona desempenho de IA até 3,5 vezes melhor que o chip M4. A aceleração beneficia tarefas como transcrição, modelagem de dados e execução de modelos de linguagem de grande escala (LLMs) no aparelho.
- Gráficos: Gráficos até 1,6 vez mais rápidos que a geração anterior (M4) e ray tracing até 6,8 vezes mais rápido que o M1.
- CPU e Memória: A CPU mais rápida do mundo (segundo a Apple) entrega desempenho multi-thread até 20% melhor (vs. M4). A largura de banda da memória unificada é superior a 150 GB/s.
- Armazenamento: Possui SSD mais veloz que a geração anterior e a opção de até 4 TB.
Outras Características:
- Bateria: Duração fenomenal de até 24 horas.
- Software: O notebook ganha vida com o macOS Tahoe, que inclui recursos da Apple Intelligence (como Live Translation) e um novo design Liquid Glass na Central de Controle.
- Tela: Tela Liquid Retina XDR líder da indústria, com opção de vidro nano-texture.
A pré-venda do novo MacBook Pro 14 polegadas (nas cores preto-espacial e prateado) começa hoje, com disponibilidade a partir de 22 de outubro.








