Imagem: Reprodução/Apple
A Apple anunciou o Chip M5, marcando o que a empresa chama de “próximo grande salto em desempenho de IA” para sua arquitetura. Construído com tecnologia de três nanômetros de terceira geração, o M5 traz avanços significativos em gráficos e processamento neural.
Destaques do Chip M5:
- IA e GPU: A GPU de 10 núcleos de última geração incorpora um Neural Accelerator em cada núcleo, o que resulta em mais de quatro vezes a capacidade de computação gráfica para IA em comparação com o chip M4.
- Desempenho Gráfico: A GPU aprimorada oferece desempenho gráfico até 45% melhor que o M4 e inclui a terceira geração do mecanismo de ray tracing da Apple, com qualidade de gráficos até 45% superior para apps compatíveis.
- CPU: Possui o “núcleo de desempenho mais rápido do mundo” (segundo a Apple), com CPU de até 10 núcleos (quatro de desempenho e seis de eficiência), resultando em desempenho multi-thread até 15% mais rápido que o M4.
- Memória Unificada: Aumenta a largura de banda em quase 30% (para 153 GB/s), otimizando a execução de grandes modelos de IA e multitarefas.
O M5 foi projetado para impulsionar a Apple Intelligence e está sendo integrado no novo MacBook Pro de 14 polegadas, no iPad Pro e no Apple Vision Pro, permitindo que o Vision Pro renderize 10% mais pixels e atinja taxas de atualização de até 120 Hz. Os produtos já estão disponíveis para pré-venda.








