Imagem: The Verge
A Apple anunciou que está atrasando o lançamento de alguns recursos na Europa por causa da Lei dos Mercados Digitais (DMA) da União Europeia. Em um comunicado, a empresa afirmou que as regras da DMA criaram “mais complexidade e mais riscos para nossos usuários da UE”, e que está tendo dificuldades para tornar recursos de IA proprietários, como a tradução ao vivo para AirPods e o espelhamento do iPhone, compatíveis com dispositivos de terceiros sem comprometer a segurança e a privacidade.
Apesar de a Apple insistir que está se esforçando para cumprir a lei, a empresa alertou que “a lista de recursos atrasados na UE provavelmente ficará mais longa.” A empresa já foi multada em US$ 580 milhões em abril por violar a DMA e tem até o final do ano para abrir seus recursos ou enfrentar novas penalidades.
Enquanto a Apple argumenta que suas preocupações com a segurança são genuínas, críticos sugerem que a empresa também está usando o atraso como uma tática para manter seu “jardim murado” e influenciar a opinião pública contra a regulamentação.
Para saber mais sobre os recursos que a Apple está atrasando e a polêmica com a Lei dos Mercados Digitais, leia o artigo completo no The Verge.