Imagem: NurFoto/ Getty Images
A Airbus emitiu uma diretriz urgente para corrigir o software em cerca de 6.000 aeronaves da série A320 globalmente, resultando em atrasos e cancelamentos de voos. A empresa tomou a medida após a análise de um evento recente que revelou que a intensa radiação solar pode corromper dados críticos necessários para o funcionamento dos controles de voo.
O evento de alto risco que precipitou a ação foi um voo da JetBlue em 30 de outubro, no qual o avião perdeu altitude subitamente, forçando um pouso de emergência em Tampa. A Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA emitiu uma diretriz de aeronavegabilidade de emergência, exigindo que os aviões afetados revertam para uma versão de software anterior antes de serem liberados para voar novamente.
Enquanto a maioria dos aviões precisa apenas da atualização de software, um pequeno subconjunto exigirá também alterações de hardware. O incidente destaca um risco inesperado e sistêmico na aviação moderna, onde até mesmo fenômenos naturais como a radiação solar podem impactar a segurança dos sistemas digitais críticos de controle de voo.
Quer saber a série completa de aviões Airbus afetados pela correção de software e mais detalhes sobre a diretriz de aeronavegabilidade emitida pela FAA?
Leia o artigo completo em TechCrunch e confira os detalhes deste problema de segurança aérea!








