Imagem: Alex Castro / The Verge
O Google está rebatendo veementemente posts virais nas redes sociais e artigos que alegam que a empresa mudou sua política de privacidade para usar e-mails e anexos do Gmail no treinamento de seus modelos de Inteligência Artificial. De acordo com esses relatos, a única forma de opt-out seria desativar os “recursos inteligentes”, como a verificação ortográfica.
A porta-voz do Google, Jenny Thomson, afirmou que os relatórios são “enganosos”. Ela garantiu que a empresa não alterou as configurações dos usuários, os “recursos inteligentes” do Gmail existem há anos, e o Google “não usa o conteúdo do seu Gmail para treinar nosso modelo Gemini AI”.
A ativação desses recursos permite apenas que o Google Workspace use o conteúdo para “personalizar sua experiência no Workspace” (como rastrear pedidos ou adicionar voos ao calendário), e não para o treinamento do Gemini.
O Google, no entanto, incentiva os usuários a verificar suas configurações de personalização, que foram atualizadas em janeiro para permitir o controle independente dos recursos inteligentes do Workspace e de outros produtos do Google (como Maps e Wallet).
Quer saber quais recursos específicos do Gmail são desativados quando você opta por não usar as configurações de personalização e qual a data exata em que o Google atualizou suas configurações?
Leia o artigo completo em The Verge e entenda a política de privacidade do Google!








