Imagem: SpaceX
No domingo, a SpaceX lançou 56 satélites Starlink adicionais em foguetes Falcon 9 separados, ultrapassando 10.000 satélites no total lançado em órbita baixa da Terra até o momento. O marco foi alcançado a bordo do 132º lançamento do Falcon 9 em 2025, empatando o recorde de lançamento anual anterior com mais de dois meses completos para o final do ano.
Desses 10 mil satélites, apenas cerca de 8.608 estão atualmente operacionais, de acordo com Cálculos do rastreador de satélite de Jonathan McDowell. Os satélites Starlink têm uma vida útil de cerca de cinco anos antes de serem intencionalmente retirados de órbita para queimarem na atmosfera. Os primeiros protótipos Starlink foram lançados em fevereiro de 2018, antes de sua oferta de serviços comerciais de 2021.
A SpaceX tem aprovação para lançar 12.000 satélites – com mais de 30.000 planejados – para levar Internet rápida e de baixa latência ao mundo. Outros, como o Projecto Kuiper da Amazon e os esforços na Europa e na China, têm os seus próprios planos de megaconstelação, levantando preocupações sobre a ameaça causada pela sobrelotação.








