Imagem: The Verge
O Google está lançando uma atualização em sua interface de pesquisa que visa agrupar e dar mais destaque aos resultados patrocinados (anúncios), enquanto oferece, pela primeira vez, uma opção para o usuário ocultá-los. Anteriormente, os resultados pagos eram marcados individualmente com uma pequena tag “patrocinada”. Agora, todos eles serão reunidos em uma única seção recolhível no topo da página, com um rótulo maior que permanece visível durante a rolagem.
A principal crítica à mudança é a forma como o recurso de ocultar funciona: o botão para esconder a seção de anúncios só aparece no final da seção patrocinada. Isso significa que o usuário é obrigado a rolar e visualizar o conteúdo pago antes de poder optar por minimizá-lo.
O Google descreve a atualização como um esforço para “tornar a navegação ainda mais fácil”. No entanto, a estratégia sugere que a empresa está protegendo sua principal fonte de receita, garantindo que o conteúdo patrocinado receba a atenção inicial do usuário antes de qualquer conteúdo orgânico. A atualização está sendo implementada em dispositivos móveis e desktop.
Para saber mais sobre a nova interface de pesquisa do Google e como agrupar os resultados patrocinados, confira a matéria no The Verge.