Imagem: The Verge
Em uma teleconferência conjunta, os CEOs da Nvidia e Intel anunciaram uma parceria de US$ 5 bilhões. Segundo as empresas, o objetivo é competir diretamente com a AMD em dois mercados importantes: o de chips com CPU e GPU integradas para laptops e o de CPUs para servidores.
Para o primeiro segmento, a Nvidia planeja criar uma nova classe de processadores que combinará sua GPU com uma CPU da Intel, com o objetivo de atender a um mercado que a Nvidia afirma estar “mal servido”.
O acordo representa um movimento estratégico significativo, mostrando a união de dois gigantes para desafiar o avanço da AMD, que tem se destacado em ambos os mercados com suas APUs e processadores para servidores.
Os CEOs também fizeram questão de desmistificar várias teorias, como a de que o acordo seria uma mudança estratégica para longe da arquitetura ARM ou um abandono da parceria com a TSMC.
A iniciativa, embora pareça boa para a concorrência, coloca a AMD em uma posição de desvantagem em um mercado que ela tem dominado por anos.
Para saber mais sobre o acordo da Nvidia com a Intel, as perguntas que os CEOs não responderam e o futuro da concorrência no mercado de chips, leia a matéria completa no The Verge.








