Imagem: Unplugged
A Unplugged, empresa co-fundada por Erik Prince (fundador da Blackwater), relançou seu telefone “privacidade em primeiro lugar”, prometendo fabricação nos EUA. O aparelho, chamado UP Phone, mantém o mesmo hardware de quatro anos atrás, mas com um sistema operacional atualizado. Com um preço de US$ 989, o telefone já nasce envolto em controvérsias e acusações da comunidade de segurança, que o chama de “um golpe claro”.
O relançamento do UP Phone é um exemplo de como a narrativa de “privacidade e liberdade” pode ser usada para vender um produto. No entanto, o artigo expõe as contradições: um hardware defasado, um preço elevado e a falta de confiança na equipe por trás da empresa, especialmente o co-fundador Erik Prince, que é uma figura polêmica. Para o consumidor, esta história serve como um alerta crucial para desconfiar de promessas de segurança grandiosas e considerar a reputação e a substância técnica da empresa antes de confiar seus dados a ela.
Para entender a fundo as controvérsias em torno do UP Phone e por que especialistas de segurança estão céticos, leia o artigo completo no The Verge.